eConsultant2: climate mitigation scenarios study and analysis of GHG emission reductions for Rio de Janeiro

The World Bank now invites eligible firms to indicate their interest in providing the services. Interested firms must provide information indicating that they are qualified to perform the services (brochures, description of similar assignments, experience in similar conditions, availability of appropriate skills among staff, etc. for firms; CV and cover letter for individuals). The tender concerns a climate mitigation scenarios study and the analysis of potential GHG emission reductions for the city of Rio de Janeiro.

A Lei Municipal de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável (Lei No. 5.248) da cidade do Rio de Janeiro, publicada em 27 de janeiro de 2011, estabelece metas voluntárias de redução de gases de efeito estufa (GEEs) de 8%, 16% e 20%, dos níveis de 2005, para os anos de 2012, 2016 e 2020, respectivamente. Estas metas são volumes absolutos de emissões (expressos em toneladas de CO2e) a serem reduzidos até o fim de cada ano estabelecido. Isto equivale a reduções de 0,93 milhões de toneladas de CO2e em 2012, 1,86 milhões de toneladas em 2016 e 2,23 milhões de toneladas em 2020.

Em 2010, como parte do trabalho de realização do inventário de emissões de GEE do ano de 2005, a cidade conduziu uma modelagem inicial das emissões futuras de GEE. Em 2013, o inventário de 2005 foi atualizado e foi realizado o inventário para o ano de 2012, mas o estudo de cenários de emissões futuras não foi atualizado. O escopo desta consultoria é atualizar o estudo anterior e formular novos cenários de emissões para os anos de 2016, 2020, 2030, 2050 e 2065, para analisar os impactos em termos de redução de emissões de GEE de várias ações da cidade do Rio de Janeiro, de maneira a subsidiar a elaboração do Plano de Ação de Mitigação Climática da cidade.

Os objetivos específicos desta consultoria são:
1. Atualizar e formular cenários futuros de emissões de GEE para a cidade do Rio de Janeiro, considerando um cenário BAU e as ações com potencial de mitigação de emissões que a cidade está conduzindo e planejando (cenários alternativo e estabelecimento da situação de futuro desejada);
2. Além da análise dos impactos das ações da cidade do Rio de Janeiro (descrita no item 1 acima), formular/propor novas ações e estratégias que possam tornar mais ambiciosas as medidas de mitigação da cidade;
3. Apoiar a elaboração do Plano de Ação de Mitigação Climática do Rio em coordenação com a Prefeitura do Rio;
4. Analisar e simular diferentes opções para melhorar as metas de redução de emissões da cidade do Rio.
Esta consultoria deverá ser realizada pelo período de um (1) ano.

See full tender here: # 1195206 climate mitigation scenarios study Rio de Janeiro

Expression of Interest Deadline: 26-Aug-2015 at 11:59:59 PM (EST)

eConsultant2 website: https://wbgeconsult2.worldbank.org

Tender notification: # 1195206

Assignment Countries:

  • Brazil

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s